terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Vamos relembrar? Nos tornamos relevantes e mesmo na crise, crescemos e expandimos

NOS TORNAMOS RELEVANTES

Em São Paulo, ganhamos maior relevância social e política junto aos diversos setores da sociedade, fazendo-nos mais lembrados como entidade.

A constante presença na comunidade,  o aumento expressivo do número de atividades comunitárias, ecológicas, sociais e cívicas, muitas delas premiadas, realizadas pelas nossas Unidades Escoteiras Locais e Distritos Escoteiros contribuíram para a ampliação da nossa rede de parceiros, criando e fortalecendo relações institucionais e estabelecendo parcerias e convênios com o Poder Público, a inciativa privada e outras entidades do Terceiro Setor, entre eles as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), o Governo Federal e seus Ministérios, o Governo do Estado de SP e suas Secretarias e autarquias, as Prefeituras Municipais, o Poder Legislativo nos seus níveis Federal, Estadual e Municipal por meio de Deputados e Vereadores, Associações Comerciais e Empresariais, Associações de Moradores de Bairro, Centros Assistenciais, Centros de Voluntariado, Rotary, Lions, Maçonaria, Cruz Vermelha, entre outros.

Fizemo-nos notar  no debate público, conquistando assentos em Conselhos Municipais e Estaduais da Juventude, da Criança e Adolescente, Educação, Meio Ambiente, Segurança, etc.

Além disso, trouxemos as questões que envolvem o Relacionamento Institucional para a pauta obrigatória dos cursos de formação de nossos dirigentes.

Criamos pela primeira vez uma Equipe Regional de Relações Institucionais, e dada a sua relevância, propusemos e aprovamos uma alteração estatutária que tornou a Diretoria de Relações Institucionais uma das funções eleitas da Diretoria Regional.

MESMO NA CRISE, CRESCEMOS E EXPANDIMOS

Mesmo num cenário de crise mundial e no país nos últimos anos, crescemos cerca de 5% ao ano.
Em 2012 éramos 19 mil associados e hoje somos quase 23 mil, ou seja, registramos um crescimento de cerca de 16% em 3 anos, período em que a Região de São Paulo foi a única que não perdeu efetivo.

Sabemos que precisamos crescer ainda mais e continuar a ajudar os Grupos a evitarem a evasão que, apesar de estar em queda, ainda atrapalha e muito o crescimento do nosso efetivo.

Criamos a Equipe Regional de Crescimento e Expansão e o seu trabalho de visitas aos Grupos Escoteiros e Seções Autônomas da Região Escoteira de SP têm-nos possibilitado o conhecimento das realidades locais e do perfil dos nossos associados, condição indispensável para a adoção de medidas que visam o crescimento dos Grupos.

A reorganização e qualificação da estrutura dos Distritos Escoteiros no sentido de apoiar o fortalecimento das Unidades Escoteiras e seu consequente crescimento e a visão estratégica para a criação de novas unidades, resultou na  abertura de 45 Grupos Escoteiros e 5 Seções Escoteiras Autônomas durante a nossa gestão.

A implantação do projeto “Grupos-irmãos” e a elaboração e distribuição de material de apoio às novas Unidades Escoteiras foram ações exitosas que nos colocaram no caminho certo para atingirmos um  crescimento sustentável e, assim, contribuirmos para atingir a visão 2023 da Organização Mundial do Movimento Escoteiro de fazer  do Escotismo o mais importante movimento educacional juvenil do mundo, possibilitando que 100 milhões de jovens sejam cidadãos ativos que inspirem mudanças positivas em suas comunidades e no mundo, baseado em valores comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário