sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Para relembrar - Gestão Financeira: planejada, responsável e transparente

GESTÃO FINANCEIRA: PLANEJADA, RESPONSÁVEL E TRANSPARENTE

Nossa Região se tornou mais transparente e saudável financeiramente. Se antes a apresentação dos números era pouco compreensível, agora sabemos exatamente quanto, quem, como e com o que se gasta o nosso dinheiro.

Com a troca imediata do Escritório de Contabilidade que nos prestava serviços e a criação de uma peça orçamentária anual detalhada por centro de custos, aprovada pela Assembleia Regional, e a apresentação periódica da prestação de contas, com a ampliação do projeto “Transparência”, o que fez com que pudéssemos, mesmo numa perspectiva de crise econômica, sanar nossas finançaspagar TODOS os nossos débitos com pessoas físicas e jurídicas, incluindo uma dívida histórica da ordem de milhares de reais (que deveria ser paga em 15 anos e foi paga totalmente já no primeiro de gestão, com uma redução de 50% do seu valor).

Pudemos também ampliar a nossa capacidade de investimentos para melhor qualificação e ampliação do nosso quadro de profissionais, realizar melhorias na infraestrutura de atendimento da Casa do Escoteiro e do Campo Escola Jaraguá e o congelamento nestes três anos do preço dos cursos de formação promovidos pela nossa Região, que agora são subsidiados com fundo próprio, dada sua importância estratégica, pois, acreditamos que com adultos voluntários melhor formados, tornamos ainda melhor a aplicação do programa educativo e a gestão institucional dos nossos Grupos Escoteiros e Seções Autônomas, a fim de cumprirmos a nossa missão de educar para a vida.

Se antes qualquer aumento de real causava quase sempre burburinho nas Assembleias Regionais, hoje os reajustes são feitos quase sempre abaixo da inflação parte do dinheiro volta diretamente por meio do Orçamento Compartilhado, com o repasse de valores anuais, com base no número de associados, aos Distritos Escoteiros, para financiar seus projetos e iniciativas, cujo uso é definido pelos representantes das Unidades Escoteiras Locais junto ao Distrito.

E ainda assim, ainda temos dinheiro em caixa. Aliás, todo este trabalho foi reconhecido pelo nível Nacional da nossa instituição, com a obtenção do Certificado do Certificado de Qualidade Legal pela nossa Região nos últimos três anos.

2 comentários:

  1. Solicitação do Projeto Incentivo Padrão, descontos na renovação de todos do grupo. Um desconto especiais para a valorização e eficiência do grupo em conquistar os objetivos e metas no grupo padrão. sendo 10% para o nível ouro, 5% para o nível prata e 3% para o nível bronze. Acredito que o Comissario Distrital poderá ratificar as informações do grupo e se iniciarmos com esse desconto com a Região nos próximas anos e funcionando apresentar na assembleias nacional.

    ResponderExcluir
  2. Neuton, com certeza é uma boa proposta que levaremos para discussão no aperfeiçoamento do Orçamento Compartilhado que já colocamos em prática via Distritos desde o ano passado.

    ResponderExcluir