terça-feira, 1 de março de 2016

Democracia por princípio nas nossas ações e maior impacto no cenário nacional

DEMOCRACIA POR PRINCÍPIO NAS NOSSAS AÇÕES

A estrutura regional é, hoje, mais plural e democrática. Um sistema participativo de governança da nossa Região, permitiu que todos fizessem parte da mudança

Ocupamos os cargos e funções das Coordenações Regionais voluntárias por meio de seleções com apresentação de currículos escoteiros e cartas de intenções, e assim, encorajamos muitas pessoas a se candidatarem e descobrimos novos talentos que talvez não tivessem sido vistos de outra forma.

Promovemos as alterações necessárias nos nossos Estatutos e Regulamentos para reestruturar os Distritos Escoteiros, retomando os Comissários Distritais e criando Coordenações Distritais de Ramos, Assuntos (Radioescotismo, Escotismo para Todos, Espiritualidade, Crescimento e Expansão) ligadas às Coordenações Regionais, para adequar e realmente tornar o Distrito Escoteiro a estrutura de apoio da Região Escoteira que as Unidades Escoteiras Locais precisam para se fortalecer e crescer. 
Com essas alterações, as Unidades Escoteiras Locais puderam participar mais ativamente dos processos de indicação dos Comissários Distritais à Diretoria Regional e da gestão do Distrito Escoteiro como um todo. 

Retomamos as Reuniões do Conselho Consultivo Regional, tornando os Comissários Distritais partícipes das decisões estratégicas da nossa Região Escoteira junto com a Diretoria Regional. 


Tornamos a Diretoria de nossa Região mais ouvinte e atenciosa às demandas locais, com a realização periódica de reuniões abertas e itinerantes da Diretoria Regional em diversas localidades do estado.

MAIOR IMPACTO NO CENÁRIO NACIONAL

A Região São Paulo tem, hoje, mais impacto no cenário nacional dos Escoteiros do Brasil. 

Se antes, muitas vezes “dávamos as costas” para o restante da UEB, agora estamos alinhamos com o nível nacional e mesmo global de nossa organização, por meio de um regime de diálogo e colaboração com a Diretoria Executiva Nacional (DEN) e com o Conselho de Administração Nacional (CAN).

Participando ativamente das discussões com a DEN, CAN e Conselho Consultivo Nacional, nos trabalhos de revisão e elaboração do Planejamento Estratégico Nacional e nos Congressos e Assembleias Nacionais, nunca deixamos de defender os interesses da nossa Região sempre que necessário, tal como a defesa que fizemos por uma discussão mais ampla, democrática e detalhada da proposta de revisão do Estatuto Nacional dos Escoteiros do Brasil nos últimos dois anos.

Sediamos com grande sucesso em 2015 o Congresso, a Assembleia Nacional e o Fórum Nacional de Jovens Líderes, em São Bernardo do Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário